Terceiro Passo

 

ORAÇÃO PARA O TERCEIRO PASSO


Senhor JESUS, entrego-TE a minha vontade e minha vida. Molde-me e fazes comigo o que quiseres. Confio em TÍ para guiar os meus passos e entro no mundo com a esperança de melhor fazer a tua vontade. Peço-TE perdão e acolhida.
Acolho o poder, o amor e a orientação do TEU Espírito Santo em tudo o que faço. Amém.


 

DECIDIMOS ENTREGAR NOSSAS VONTADES E NOSSAS VIDAS AOS CUIDADOS DE DEUS, NA FORMA EM QUE O CONCEBÍAMOS.

Como dependentes, várias vezes entregamos nossas vontades e nossas vidas à um poder destrutivo. Nossas vontades e nossas vidas eram controladas pelas drogas. Fomos capturados pela necessidade de satisfação imediata que as substancias químicas nos davam. Durante este período, todo o nosso ser, corpo, mente e espírito, estava dominado pelas drogas ou pelo álcool, ou então, em muitos casos, pelos dois, Por algum tempo, isto nos deu prazer, depois a euforia começou à desaparecer e vimos o lado horrível da dependência. Descobrimos que, quanto mais alto as substancias químicas nos levavam. Mais para baixo elas nos deixavam de volta. Encaramos duas escolhas: Ou sofrer a dor da retirada ou usar mais.
Para todos nós, chegou o dia em que já não havia mais escolha: Tínhamos que usar. Com nossas vontades e nossas vidas entregues a nossa dependência química e em total desespero, procuramos outro caminho. No Programa dos Doze Passos, decidimos entregar nossas vontades e nossas vidas aos cuidados de DEUS, na forma em que o concebíamos. Este é um passo gigantesco. Não precisamos ser religiosos; qualquer um pode das este passo. Só é preciso boa vontade. Só é essencial abrirmos a porta para um PODER SUPERIOR.
Nosso conceito de DEUS não vem de um dogma, mas daquilo em que nós acreditamos e que funciona para nós. Muitos de nós compreendem DEUS, simplesmente, como sendo aquela força que nos mantêm limpos. O direito de um DEUS, de maneira que você o compreende, é total e irrestrito. Por termos este direito, precisamos ser honestos à respeito da nossa crença, se quisermos crescer espiritualmente.
Descobrimos que tudo o que precisávamos fazer era tentar. Quando fizemos os nossos melhores esforços, o programa funcionou para nós, como havia funcionado para tantos outros.
O Terceiro Passo não diz que Entregamos nossas vontades e nossas vidas aos cuidados de DEUS. Diz que Decidimos entregas nossas vontades e nossas vidas aos cuidados de DEUS, na forma em que O concebíamos. Nós o decidimos, não foram as drogas, o álcool, nossas famílias, uma autoridade, um juiz, um terapeuta, um médico, um coordenador ou um padre. FOMOS NÓS QUE DECIDIMOS!! Pela primeira vez, desde àquela primeira onda, tomamos uma decisão por nós mesmos.
A Palavra decisão implica ação. Esta decisão é baseada na fé. Precisamos apenas acreditar que o milagre que vemos acontecer nas vidas de dependentes químicos em recuperação pode acontecer à qualquer dependente que tenha o desejo de mudar. Percebemos apenas que existe uma força para o crescimento espiritual, que pode nos ajudar à ser mais tolerantes, pacientes e úteis para ajudar os outros. Muitos de nós disseram: Tome minha vontade e minha vida. Oriente-me na minha recuperação. Mostre-me como viver. O Alívio de abrir mão e entregar à DEUS ajuda-nos à desenvolver uma vida que vale a pena viver.
A Rendição à vontade do nosso PODER SUPERIOR vai ficando mais fácil com a prática diária. Quando tentamos honestamente, funciona. Muitos de nós começam o dia com um simples pedido de orientação do seu PODER SUPERIOR.
Apesar de sabermos que a entrega funciona, podemos ainda tomar a nossa vontade e a nossa vida de volta. Podemos até ficar com raiva, porque DEUS o permite. Há momentos em nossa recuperação em que a decisão de pedir ajuda à DEUS é a nossa maior fonte de força e coragem. Nunca é demais tomar esta decisão. Nós nos rendemos calmamente, e deixamos que o DEUS, da maneira em que o concebíamos, cuide de nós.
À Princípio, nossas cabeças não paravam com perguntas: O que vai acontecer quando eu entregar a minha vida ? Ficarei perfeito ? Talvez tenhamos sido mais realistas. Alguns de nós tiveram que ir até um membro de N.A. experiente e perguntar: Como foi com você ? A Resposta varia de membro para membro. A Maioria de nós sente que as chaves deste passo são mente aberta, boa vontade e rendição.
Rendemos nossas vontades e nossas vidas aos cuidados de um PODER SUPERIOR. Se formos rigorosos e sinceros perceberemos uma mudança para melhor. Nossos medos são diminuídos e nossa fé começa à crescer, à medida que aprendemos o verdadeiro significado da rendição. Não estamos mais lutando contra o medo, a raiva a culpa, autopiedade ou depressão. Percebemos que o PODER que nos trouxe para este programa de recuperação ainda está conosco e continuará nos guiando se O deixarmos. Começamos lentamente à perder o medo paralizante da desesperança. A Prova deste passo é a maneira como vivemos.
Passamos à apreciar a vida limpa e queremos mais das boas coisas que o grupo de auto-ajuda ou Fazenda tem para nós. Sabemos agora que não podemos parar no nosso programa espiritual; queremos tudo o que pudermos conseguir.
Agora estamos prontos para a nossa primeira auto-avaliação.

Voltar